Controlo da Legionella
em Acumuladores solares AO Smith


A A.O. Smith, fabricante de Acumuladores a Gás, desenvolveu um controlador que além de permitir a gestão do seu funcionamento ainda controla um sistema solar, incluindo todos os parâmetros de segurança, como o controlo Anti-legionella.

Desde sempre a A.O. Smith caracterizou-se pelo fabrico de acumuladores a gás, que é a solução para instalações com necessidade de grandes caudais de Águas Quentes Sanitárias (AQS) quando não há muito espaço disponível para a instalação de acumuladores de grandes dimensões.
Estes acumuladores têm um queimador a gás integrado de elevada potência, garantindo uma rápida reposição da temperatura do mesmo. Desta forma, um pequeno acumulador de 190 litros consegue garantir um caudal em contínuo de 1.465 l/h.

Agora, a A.O. Smith desenvolveu um Acumulador a Gás preparado para trabalhar com um sistema solar. Além da serpentina para interligar ao circuito solar, o controlador do próprio Acumulador a Gás está preparado para fazer a gestão do sistema solar.

Esta gama de Acumuladores a Gás, série SGE, permite aliar a poupança do queimador de condensação (com rendimentos até 107%) à poupança de um sistema solar que poderá permitir poupar cerca de 70% dos consumos.
Um dos pontos importantes para a A.O. Smith é a segurança e foi a pensar nisso que incluiu um sistema de esterilização do acumulador.

A Legionella é uma bactéria perigosa que se desenvolve na água e provoca uma doença com sintomas semelhantes aos da pneumonia. No caso dos sistemas solares, uma vez que na zona dos permutadores solares as temperaturas são normalmente baixas (na ordem dos 30ºC – 40ºC) há o risco de desenvolvimento destas bactérias.

Os Acumulador a Gás desta série estão preparados para aumentar uma vez por semana a temperatura da parte superior do acumulador até 80ºC, correspondendo a cerca de 70ºC na zona da serpentina solar. Este nível de temperatura é suficiente para em cerca de 30 minutos eliminar todo o risco de existência de Legionella.




SGE Termoacumulador solar
A solução de sistema de água quente solar em formato compacto, ideal para ligar até 15 colectores. A tecnologia de condensação utilizada nos termoacumuladores de 40 kW e 60 kW assegura um elevado conforto para o utilizador e contribuição solar máxima (um controlador para a instalação completa).Características
  • Termoacumulador solar/gás de condensação de alta eficiência de circuito estanque com serpentina solar integrada;
  • Máxima contribuição solar através de controlador solar inteligente totalmente integrado, com garantia de conforto de calor;
  • Sistema de queimador pré-mistura de gás/ar automático incluindo modulação do queimador;
  • Fornecido com ânodos inertes de manutenção reduzida;
  • Eficiência de 107%;
  • Emissão de NOx ≤ 30 ppm (seco – isento de ar) – NOx classe 5;
  • Funcionamento ultra-silencioso (<45 dB(A) em 2 m de conduta no telhado);
  • Uma unidade de controlo e visor para a totalidade da instalação;
  • Diagnóstico simples de avarias e temporizador digital semanal controlado por computador;
  • Programável para ciclos anti-legionella;
  • Base extremamente pequena devido a serpentina solar integrada;
  • Regulação variada da temperatura da água entre 40°C a 80°C com utilização do temporizador semanal.

« voltar

Sede
Rua Eng. Ferreira Dias, 469
4103-801 Porto

N 41,173066
W 8, 643789


226 150 500 | 707 225 500

220 400 909



office@pintocruz.pt


Siga-nos
Pinto & Cruz 2019 - Todos os Direitos Reservados |