2022-03-30
Como a Internet das Coisas está a Transformar a Manutenção de Elevadores
IoT (Internet of Things) aplicada à manutenção de elevadores é nada mais que a comunicação, via internet, entre um elevador e os serviços técnicos da empresa de manutenção de elevadores (EMIE).
Esta comunicação em tempo real permite-nos aceder aos dados do equipamento, analisar o seu funcionamento, tipo de utilização e erros registados em cada momento.
Com esta informação, conseguimos ter um conhecimento imediato das avarias, antecipando o próprio utilizador, permitindo ao técnico uma análise mais rápida e objectiva da origem da anomalia e, assim, diminuir o período de imobilização do elevador. Por outro lado, conseguimos ter um maior conhecimento do estado de determinados componentes, o que permitirá agir e programar antecipadamente intervenções de reparação e manutenção (preditiva) dos equipamentos.
Para além de contribuir para uma manutenção mais eficiente, a IoT aplicada aos elevadores veio modificar a forma como o utilizador interage com o equipamento.
Hoje, é possível registar uma chamada para o elevador e seleccionar o piso de destino sem qualquer acção física no elevador, seja por comandos de voz seja através de uma aplicação instalada no smartphone.
A IoT veio, ainda, desenvolver o potencial da comunicação através da instalação de displays publicitários ou displays da cabina, com informação permanente, programada à distância, que permite aos utilizadores o acesso constante e partilhado durante a viagem – informações como o Menu do Dia do restaurante no hotel onde estamos ou anúncios comerciais sobre a empresa que estamos a visitar. As possibilidades são ilimitadas, permitindo assim aproveitar os segundos de atenção dos utilizadores.